Pular para o conteúdo principal

Governo sofre pressão internacional para "mudar de direção" na pandemia

Entidades internacionais, comunidade científica, governos aliados e mesmo investidores pressionam o governo brasileiro a "mudar de direção" na gestão da pandemia da covid-19, inclusive como forma de não retardar uma recuperação da economia nacional e de evitar um isolamento internacional ainda mais profundo.

Os dados da Organização Mundial da Saúde, nesta segunda-feira, revelam a dimensão da crise sanitária brasileira. De acordo com a entidade, o Brasil foi o país que registrou o maior número de novas contaminações no mundo nos últimos sete dias, com 494 mil e superando os EUA.

No cálculo envolvendo os óbitos, o Brasil também já superou os americanos e ocupa a primeira posição no mundo. Em sete dias, foram 12,3 mil novos mortos no país, contra 9,3 mil nos EUA.

A notícia de uma eventual mudança de chefe da pasta de Saúde e a chegada de uma quarta pessoa para o cargo em um ano de pandemia despertaram no fim de semana duas reações distintas por parte da comunidade internacional.

De um lado, uma eventual troca representa a constatação de que o governo não tem nem estratégia e nem coerência em seus atos. "Não se conhece muitos países no mundo que tiveram quatro ministros da Saúde em plena pandemia", comentou um diplomata europeu.

Mas, de outro, a mudança é considerada como uma "oportunidade" para ampliar a pressão sobre o governo num sentido de reconhecer a dimensão da crise. Entre os pesquisadores estrangeiros, circularam ontem mesmo comentários de que uma das apostas para o cargo, a médica Ludhmilla Hajjar, teria uma forte formação científica.

No meio diplomático, o que se tenta é fazer chegar ao governo de Jair Bolsonaro a mensagem de que sua postura é "insustentável" e que outros governos que tinham adotado uma atitude negacionista já abandonaram a estratégia ou simplesmente mudaram de gestão, como no caso dos EUA.

O risco, segundo esses governos, é de um isolamento ainda mais profundo do Brasil no cenário internacional e com o fim das restrições de viagens adiado de forma indefinido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATEU O DESESPERO NA TURMA DO PL! Pré candidato Neto Weba arremata gado em leilão da Igreja Católica de Araguanã e locutor do grupo adversário causa confusão

Scrapbook Um "leilão de gado" seguido de confusão realizada dentro da programação festiva da Igreja Católica em Araguanã neste sábado (07), repercutiu no meio político da cidade que fica às margens do Rio Turi. A recorrência dos embates entre as lideranças locais, são um pequeno demonstrativo dos atritos que ainda que virão, disso não há menor dúvida! O evento religioso, que era para ser ideologicamente imparcial e apolítico, foi usado para provocar bate boca, trocas de acusações e até porradas, más não passou disso. A causa dos embates, por um lado envolveu o pré-candidato Neto Weba que arrematou gado e de outro, indiretamente, o Prefeito Flávio Amorim. O ciúme com arremates das jóias em leião pode ter sido o stopim da ciumeira e do desespero político que levou o locutor a disparar acusações inventadas, ao que parece, sob orientações de terceiros, via rede social. Segundo fontes que fizeram contato com nosso blog: "É mentirosa a versão de que o filho do deputado Hemetér...

Deputado Hemeterio Weba busca melhorias para municípios maranhenses em reunião com Orlando Brandão

Na última quarta-feira, dia 4 de outubro, o deputado estadual Hemeterio Weba esteve na Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas e se reuniu com o secretário Orleans Brandão, em busca de melhorias para diversas cidades do Maranhão. Durante o encontro, o deputado apresentou uma série de solicitações que visam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos de Araguanã, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Governador Nunes Freire, Amapá do Maranhão, Turilândia, Guimarães e Mirinzal. Vale ressaltar que essas solicitações são indicações do deputado que já foram apresentadas na Assembleia Legislativa, demonstrando seu empenho contínuo em prol de seu eleitorado. Entre as solicitações destacam-se a pavimentação de ruas com bloquetes, um projeto que visa melhorar a infraestrutura viária e facilitar o trânsito, proporcionando mais segurança e conforto aos moradores dessas cidades. Além disso, o deputado Hemeterio Weba propôs a instalação dos projetos "Estação Tech...

Hemeterio Weba participa de reunião sobre atualização dos limites de municípios maranhenses

  A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (12), uma reunião com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a necessidade de atualização das divisas de municípios do Maranhão. A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), também participou da reunião, que contou ainda com a presença de técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). Diversos parlamentares estiveram presentes à reunião, entre eles o vice-presidente da Alema, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), e os deputados Hemetério Weba (PP), Carlos Lula (PSB), Antônio Pereira (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Dra. Vivianne (PDT), Cláudio Cunha (PL) e Zé Inácio (PT). O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, deputado Hemetério Weba (PP), abriu a reunião e, em seguida, passou a palavra para a presidente da Alema, Iracema Vale. A...