Pular para o conteúdo principal

Justiça declara ilegal greve de professores em Nova Olinda do Maranhão



 O Município de Nova Olinda do Maranhão obteve uma importante vitória no processo de ação declaratória de ilegalidade de greve movido contra o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Maranhão (SINPROESEMMA). A decisão do Tribunal de Justiça concedeu a tutela provisória requerida pelo município, determinando a suspensão imediata do movimento grevista deflagrado pelo sindicato.


A ação foi fundamentada no argumento de que a greve, iniciada em 22 de maio de 2023, seria ilegal e não teria justa causa. O Município de Nova Olinda do Maranhão destacou que já pagava aos professores salários superiores ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação. Além disso, ressaltou que a paralisação afetava serviços essenciais à comunidade, ferindo o direito fundamental à educação de crianças e adolescentes, que já haviam enfrentado dificuldades devido à pandemia do Covid-19.


Na decisão, o relator do caso reconheceu a verossimilhança das alegações apresentadas pelo Município e o risco de prejuízo irreparável decorrente da continuidade da greve. Com base no artigo 300 do Código de Processo Civil, foi deferido o pedido de tutela provisória, determinando a suspensão imediata do movimento grevista e convocando os servidores a retornarem ao trabalho. O descumprimento da ordem acarretará em multa diária de R$ 5.000,00, além da imputação de faltas aos que não retornarem às suas funções.


Após a citação do sindicato para apresentar defesa, o tribunal ressaltou a possibilidade de composição entre as partes por meio de mediação e conciliação. Assim, determinou que os autos fossem encaminhados ao Núcleo de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça para agendamento de audiência, visando obter o encerramento amigável do litígio.


Após o cumprimento dos prazos processuais e realização da audiência, os autos serão encaminhados à Procuradoria Geral de Justiça para pronunciamento e demais providências necessárias. Vale ressaltar que a ação foi registrada inicialmente como "Petição" e será corrigida para a classe judicial adequada, que é "Ação Declaratória".


Com a decisão favorável do tribunal, o Município de Nova Olinda do Maranhão alcança um importante avanço na busca pela regularização do ano letivo de 2023 e pela continuidade dos serviços essenciais de educação pública. O desfecho do processo será determinante para definir a legalidade da greve dos professores e garantir o direito fundamental à educação dos estudantes do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BATEU O DESESPERO NA TURMA DO PL! Pré candidato Neto Weba arremata gado em leilão da Igreja Católica de Araguanã e locutor do grupo adversário causa confusão

Scrapbook Um "leilão de gado" seguido de confusão realizada dentro da programação festiva da Igreja Católica em Araguanã neste sábado (07), repercutiu no meio político da cidade que fica às margens do Rio Turi. A recorrência dos embates entre as lideranças locais, são um pequeno demonstrativo dos atritos que ainda que virão, disso não há menor dúvida! O evento religioso, que era para ser ideologicamente imparcial e apolítico, foi usado para provocar bate boca, trocas de acusações e até porradas, más não passou disso. A causa dos embates, por um lado envolveu o pré-candidato Neto Weba que arrematou gado e de outro, indiretamente, o Prefeito Flávio Amorim. O ciúme com arremates das jóias em leião pode ter sido o stopim da ciumeira e do desespero político que levou o locutor a disparar acusações inventadas, ao que parece, sob orientações de terceiros, via rede social. Segundo fontes que fizeram contato com nosso blog: "É mentirosa a versão de que o filho do deputado Hemetér...

Deputado Hemeterio Weba busca melhorias para municípios maranhenses em reunião com Orlando Brandão

Na última quarta-feira, dia 4 de outubro, o deputado estadual Hemeterio Weba esteve na Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas e se reuniu com o secretário Orleans Brandão, em busca de melhorias para diversas cidades do Maranhão. Durante o encontro, o deputado apresentou uma série de solicitações que visam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos cidadãos de Araguanã, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Governador Nunes Freire, Amapá do Maranhão, Turilândia, Guimarães e Mirinzal. Vale ressaltar que essas solicitações são indicações do deputado que já foram apresentadas na Assembleia Legislativa, demonstrando seu empenho contínuo em prol de seu eleitorado. Entre as solicitações destacam-se a pavimentação de ruas com bloquetes, um projeto que visa melhorar a infraestrutura viária e facilitar o trânsito, proporcionando mais segurança e conforto aos moradores dessas cidades. Além disso, o deputado Hemeterio Weba propôs a instalação dos projetos "Estação Tech...

Hemeterio Weba participa de reunião sobre atualização dos limites de municípios maranhenses

  A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta terça-feira (12), uma reunião com técnicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a necessidade de atualização das divisas de municípios do Maranhão. A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), também participou da reunião, que contou ainda com a presença de técnicos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). Diversos parlamentares estiveram presentes à reunião, entre eles o vice-presidente da Alema, deputado Rodrigo Lago (PCdoB), e os deputados Hemetério Weba (PP), Carlos Lula (PSB), Antônio Pereira (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Dra. Vivianne (PDT), Cláudio Cunha (PL) e Zé Inácio (PT). O presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, deputado Hemetério Weba (PP), abriu a reunião e, em seguida, passou a palavra para a presidente da Alema, Iracema Vale. A...